top of page

Don Ratón y Don Ratero: A revólver dado não se olham os ratos!



Fugindo agora dos dois últimos posts de filmes de Chespirito, onde a temática era sobre futebol, este novo post fala sobre um divertido filme que se passa nos anos 1920, sobre máfias e gangues. Texto de José Natanael Mendes, do blog Filmes Alternativos, feita em 27/05/2017.


Esse é o terceiro de um total de cinco filmes que foram feitos por Roberto Gomes Bolaños (Chespirito) e toda a turma do Chaves. Apesar de todo o sucesso dos personagens no Brasil, somente um desses filmes foi lançado no país: "Charrito, Um Herói Mexicano" de 1982. Os outros ficaram inéditos em vídeo ou na TV.



O filme acompanha a guerra entre duas gangues rivais nos anos 1920. Uma delas é comandada por Quilos, um bandido da pesada, enquanto a outra é liderada por Rufino Rufião, um grande criminoso. Tudo começa em um velório. Um dos capangas de Quilos foi morto e ele acredita que foi seu inimigo quem fez isso, apesar do pacto de não agressão entre os dois grupos.



Quilos tem dois capangas de confiança, Boxer e Seco. Eles contratam um matador de Chicago para se vingar de Rufião, porém Rufião tem um espião na casa do inimigo, a faxineira que lhe conta o plano de seu rival. Rufião também tem dois capangas de confiança, o irmão Pequeno e o jovem Vinagre, além de sua mãe, que também participa dos negócios da família e ela manda seus homens atacarem primeiro.



Outro homem de Quilos é morto. Enquanto isso, o matador chega de Chicago com a esposa Atadolfa. Os dois tem um problema com ratos em sua casa e chamam o exterminador Ratón Perez, da empresa "Perez e Perez Associados Companhia Exterminadora de Pragas", um nome pomposo para o seu pequeno negócio.



Perez vai até a casa do matador e ele fica encanto por Atadolfa. O exterminador provoca uma grande confusão, que termina com o matador atirando no próprio pé. Depois ele passa mal e morre devido a mariscos estragados. É mais um velório para Quilos e sua turma. Sua gangue está diminuindo rapidamente.



Atadolfa nunca soube o que o marido fazia. Ela vai pedir a ajuda de Quilos e ele a contrata para cantar em seu clube, depois que ela faz uma apresentação de seu talento. O clube de Quilos está cheio de ratos, então Atadolfa o convence a contratar Perez para acabar com as pragas. Acontece que a faxineira escuta só metade da conversa: Ela os ouve falando que Perez é o maior matador da cidade, mas não escuta que é de ratos. Aí ela leva a informação errada para a gangue de Rufião.



Perez e Atadolfa ficam juntos todo o tempo. Eles estão ficando cada vez mais apaixonados. Rufinão manda seus homens irem atrás de Atadolfa, mas Perez vai protegê-la. Ele vai até a casa de Rufião e como acham que ele é um grande matador, todos saem correndo com medo dele.



As coisas ficam ainda mais complicadas para nosso herói, porque Quilos acha que ele é o informante de Rufião, ainda mais depois que Seco morre engasgado ao tomar o veneno de rato que Perez deixou em sua casa. É o quarto velório que Quilos e sua gangue tem que organizar, um recorde no cinema.



Perez vai até o velório para tentar se explicar, mas a polícia vai até lá para prendê-lo. Só que eles também estão morrendo de medo do "matador", em uma das cenas mais engraçadas do filme. A polícia não pode prender Perez por assassinato, já que Seco se levanta do caixão. Na verdade ele só estava com uma grande diarréia.



Depois da briga com a policia, Perez vai parar no hospital. A gangue de Rufião acha que esse é o lugar ideal para acabar com o matador. Então eles vão infiltrar um ferido no local e, por acidente, acabam mandando o próprio Rufião para lá com uma bala na perna.



Perez, Rufião e Seco ficam no mesmo quarto onde Rufião tenta acabar com o famoso matador, mas Atadolfa consegue impedí-lo e quem também aparece para complicar a situação é o Dr. Chapatín, em uma divertida participação especial.



Pequeno e Vinagre conseguem raptar Atadolfa. Então Perez vai até a mansão de Rufião para resgatá-la, mas os bandidos já descobriram que ele não é um matador de verdade e sim um exterminador de ratos. Então eles o prendem. Os dois bandidos levam nosso herói até uma casa abandonada para acabar com eles.



Perez e Atadolfa são amarrados e deixados com uma bomba que irá explodir em 15 minutos. Eles tem que correr contra o tempo pra se salvar, mas Perez é muito atrapalhado, o que vai dificultar o plano de fuga. Tudo irá se resolver no clube de Quilos onde todos os personagens vão se reunir para uma grande apresentação de Atadolfa, que irá se transformar em um festival de trapalhadas depois que os ratos de Perez fogem.



Uma divertida comédia de humor negro com momentos inspirados. Como a cena dos policiais, as esquetes nos velórios e a briga final. Em algumas cenas do filme são recriadas piadas vistas anteriormente em Chaves ou Chapolin, o que torna o filme ainda mais engraçado para os fãs. A música tema "Con Usted" é cantada várias vezes durante o filme ficando na memória do espectador pela interpretação de Florinda Meza. Falando em interpretação, esse filme foi feito após o desentendimento que resultou na saída de Carlos Villágran, o Quico do seriado Chaves. Por isso ele não aparece na história, assim como Ramon Valdés, que havia deixado o programa devido a questões salariais. Um filme indispensável para todos os fãs do Chaves. Claro que a dublagem faz muita falta, mas mesmo assim dá pra se divertir bastante vendo o filme legendado aí embaixo, conhecendo assim as vozes originais desses atores tão queridos no Brasil e no mundo.



Elenco: Roberto Gomes Bolaños, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de Las Nieves, Angelines Fernándes, Horácio Gomes Bolaños e Raúl "Chato" Padilla. Dirigido por Roberto Gomez Bolaños. Lançado em 1983.


Fonte: Blog Filmes Alternativos

bottom of page