Mas o Chaves não queria o cata-vento da Chiquinha?
Olá, pessoal! Vocês se lembram quando a Chiquinha pegou catapora? É o episódio "Quem com Catapora Fere, com Catapora Será Ferido!" ("La Viruela"), de 1975. Na verdade, tudo começou como uma mentira contada pelo Seu Madruga para não pagar o aluguel ao Senhor Barriga, mas a menina aproveitou essa história para não ir pra aula e o boato teve que ser confirmado para continuar enganado o dono da vila. Neste momento, em que o Seu Madruga reafirma a catapora da Chiquinha para o Senhor Barriga, o Chaves é o único que não tenta escapar do contágio e pede para visitar a amiga. O motivo? Ele queria um cata-vento emprestado. Veja no vídeo a seguir, a partir de 12:08.
Bom, em primeiro lugar, a Chiquinha não havia pegado e nem iria contrair a catapora. A enfermidade que ela teria era a varíola, bem diferente (e mais grave) da varicela, apesar do nome semelhante. Daí temos a explicação do choro forçado do Seu Madruga, em decorrência da gravidade da doença. Expliquemos, mas antes vamos aproveitar para ver este mesmo momento do Chaves em espanhol, a partir de 11:06 do vídeo a seguir.
Como foi dito, a Chiquinha tinha viruela. E o faminto Chaves, na verdade, queria outra coisa: Uma ciruela. E o que seria isso? Simplesmente uma ameixa!
E notem que, nesta cena, assim que o Chaves faz o trocadilho com as palavras bem semelhantes, Seu Madruga mal consegue segurar o riso.
Até um outro dia...