O Nhonho é nerd?
O enorme sucesso que Chaves fez (e faz, é claro!) no Brasil fez com que Nhonho se tornasse um dos apelidos prediletos mais comuns nas escolas primárias para meninos gordinhos vítimas de bullying. Mas, pobres gozadores... Mal sabem que estão apenas mostrando uma ignorância em relação ao idioma espanhol quando proferem tais impropérios. Mas seria pedir muito que crianças de 7 a 15 anos tenham tal conhecimento, não é verdade? Então vamos recorrer a uma definição da Real Academia Espanhola:
ñoño, ña. (Del lat. nonnus, anciano, preceptor, ayo). 1. adj. Dicho de una cosa: Sosa, de poca sustancia. 2. adj. coloq. Dicho de una persona: Sumamente apocada y de corto ingenio. 3. adj. ant. Caduco, chocho.
Ou seja: "ñoño", que vem do latim, significa algo insosso, de pouca substância, uma pessoa muito tímida ou de pouca inteligência, ou (em uma versão mais arcaica) alguém caduco. Então, o que temos? O Nhonho não era chamado assim porque era gorducho, mas sim porque era meio bobo, um puxa-saco do Professor Girafales, que respondia tudo o que lhe era perguntado na aula (algumas vezes dizia uma ou outra bobagem, mas na maioria das vezes respondia acertadamente), um tanto retraído em relação a Chaves, Quico e Chiquinha.
Lembrem-se de que ele tinha vergonha de fazer calistenia.
Até um outro dia...