top of page

Quico tocava a Dança das Horas, de Tchaikovsky?




Muitas vezes cometemos erros porque queremos falar acerca de algo que não sabemos e a arrogância nos leva ao equívoco. Tão vergonhoso, senão mais, que a falha por ignorância.


É mais ou menos assim que o Quico comete uma ligeira gafe que acaba passando desapercebida por todos seus amiguinhos, o que retrataremos aqui. Acontece no episódio "Uma Aula de Canto" ("La Clase de Música"), de 1977, onde os alunos do Professor Girafales estão no pátio da escola brincando de orquestra, antes de cantarem as mais do que famosas "Se Você é Jovem Ainda" e "Que Bonita Sua Roupa". Chaves tem a brilhante idéia de que todos toquem a mesma canção e Nhonho pergunta quais músicas que cada um tocava. São elas: Chaves tocava "Mamãe Eu Quero" (na versão original, "La Cucaracha"), Nhonho batucava "O Seu Cabelo Não Nega" (ou "Las Mañanitas"), Godines apitava "Garota de Ipanema" (não consegui decifrar qual música era no roteiro castelhano) e Pópis, "Céuzinho Lindo". Então Quico mete as patas ao se esbanjar: "A Dança das Horas", de Tchaikovsky. Bem nessa hora cairia bem um "Ai que burro, dá zero pra ele!!!". O russo Piotr Tchaikovsky não compôs a "Dança das Horas" e sim "Dança das Fadas". O responsável por criar o balé mencionado por Quico foi o italiano Amilcare Ponchielli. Só que não! A frase do Quico, embora errada, apenas abre espaço para uma outra piada. Minutos mais tarde, quando o Seu Madruga pergunta o que a turma estava tocando, o Chaves acusa que o bochechudo vestido de marinheiro estava tocando "A Dança das 24 Horas", de Tchutchaychukowsky. E é aí que entra a piada. Vamos ver nos vídeos a seguir, a partir de 10:31 em português e 11:34 em espanhol, na ordem.



Notaram o que o Chaves falou no vídeo em espanhol? "Quico estava tocando a Dança das 24 Horas de Zabludovsky". Pois então! Acontece que Jacobo Zabludovsky é um jornalista mexicano que, décadas atrás (lá pelos anos 1960), tinha um programa na própria Televisa (antes TIM, Televisión Independente de México) chamado "24 Horas, con Zabludovsky". E o Chaves nada mais faz que se embananar todo e misturar tudo. Bônus: Aproveitemos o espaço para mostrar algo que talvez alguns ainda não saibam.


A letra original da canção que conhecemos como "Que Bonita Sua Roupa" não tem nada a ver com vestimentas e sim com a vila do Chaves. A canção se chama "Que Bonita Vecindad" e o refrão é:


Qué bonita vecindad

Qué bonita vecindad

Es la vecindad del Chavo

No valdrá medio centavo

Pero es linda de verdad


Traduzindo:


Que bonita vizinhança Que bonita vizinhança

É a vizinhança do Chaves

Não deve valer meio centavo

Mas é linda de verdade


Veja nos vídeos acima, a partir de 19:10 em português e 20:15 em espanhol, na ordem.


Até um outro dia...

bottom of page